





Sergio Miranda
O mundo do trabalho está intimamente ligado ao ambiente natural. Metade do Produto Interno Bruto mundial depende, em maior ou menor grau, da natureza, que presta uma série de serviços sociais, económicos e culturais. Muitos destes serviços estão diretamente ligados à criação de emprego e de oportunidades económicas directas e indirectas. Um estudo da OIT em colaboração com o WWF estima que 1,2 mil milhões de empregos em sectores como a agricultura, as pescas, a silvicultura e o turismo dependem da gestão eficaz e da sustentabilidade de ecossistemas saudáveis A gestão sustentável, a proteção e a recuperação dos ecossistemas através de acções como as soluções baseadas na natureza (SbN) são fundamentais para manter estes benefícios a longo prazo, uma vez que oferecem a oportunidade de criar empregos imediatos, apoiando simultaneamente a transição para uma economia mais verde e rica em empregos.
Neste contexto, o CIF-OIT, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e a OIT, organizou o curso online “Criação de Emprego através de Serviços Ecossistémicos”.
Foi um curso dedicado aos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ofereceu uma oportunidade única de formação à distância, com debate e partilha de experiências em Português.
OBJETIVOS
O objetivo do curso foi apoiar a compreensão, nos países da CPLP, das oportunidades oferecidas pela natureza através dos seus serviços ecossistémicos para a criação de emprego. Os objetivos específicos foram:
Fortalecer a compreensão da importância da natureza nos países da CPLP e seu papel na criação de empregos futuros no âmbito do trabalho.
Construir argumentos a favor da preservação, restauração e gestão sustentável da natureza como fonte de serviços ecossistémicos e empregos sustentáveis.
Tirar lições de estudos de caso que exemplificam as melhores práticas relacionadas com a criação de emprego que promovem e beneficiam os serviços dos ecossistemas.
CONTEÚDO
O curso consistiu em quatro módulos. Todas as semanas, houve uma reunião ao vivo no Zoom, com duração aproximada de duas horas, contando com a participação de especialistas para explorar o conteúdo do curso, discutir casos específicos e promover a colaboração entre os participantes. Os módulos foram:
Módulo 1: Introdução aos serviços ecosistémicos e à contribuição da natureza para as pessoas.
Módulo 2: Trabalho Decente e Transição Justa em Empregos Verdes
Módulo 3: Soluções baseadas na natureza para promover os serviços ecosistémicos e a criação de emprego
Módulo 4: Desafios e oportunidades na criação de empregos verdes
Os tópicos específicos que o curso desenvolveu foram:
A crise tripla das alterações climáticas, perda de biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Serviços ecossistémicos e as contribuições da natureza para as pessoas
Princípios da OIT para uma transição justa
O mundo do trabalho e a sua dependência da natureza
Soluções baseadas na natureza para promover os serviços ecossistémicos e gerar empregos
Desafios e oportunidades na criação de empregos verdes
DESEMPENHO
NÚMERO DE SEMANAS: 4 SEMANAS, 60 HORAS