


Friedel Paulino Florindo Almoço
O trabalho digno e sustentável na economia rural é essencial para alcançar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e o seu objetivo global de “não deixar ninguém para trás”. As zonas rurais proporcionam meios de subsistência a milhões de mulheres e homens e a maioria está envolvida na agricultura. Paralelamente, as atividades rurais não agrícolas proporcionam emprego e oportunidades para muitos trabalhadores rurais e têm grande potencial para criar novos ou melhores meios de subsistência e empregos dignos, incluindo em cadeias de abastecimento globais e regionais. O emprego, nas zonas rurais, caracteriza-se frequentemente por graves défices de trabalho digno, incluindo lacunas na governação, em informalidade, em sistemas de produção obsoletos e acesso limitado aos serviços, infraestruturas e proteção social.
OBJETIVOS
O objetivo do curso era que os participantes tivessem a oportunidade de aprender sobre uma variedade de abordagens, ferramentas e métodos inovadores para promover o trabalho digno na economia rural.
Ao completar o curso os participantes adquiriram as seguintes competências:
Promover políticas e ações de trabalho digno na economia rural.
Compartilhar e elaborar conhecimentos teóricos e ferramentas práticas para incorporar o trabalho digno e a adaptação como parte integral dos processos de economia rural.
Fortalecer as capacidades das autoridades e dos atores socioeconómicos locais para uma sua maior participação em temas de trabalho digno, economia rural e uma transição justa.
A promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres rurais.
A compreender os desafios e obstáculos enfrentados pelos jovens rurais na sua entrada no mercado de trabalho e aproveitar o potencial dos jovens para transformar as zonas rurais.
A considerar o potencial da proteção social para combater a pobreza e a vulnerabilidade nas zonas rurais.
A familiarizar-se com a abordagem da OIT para construir um sector de turismo sustentável e inclusivo nas zonas rurais.
Promover o intercâmbio de experiências e a identificação de boas práticas.
CONTEÚDO
O curso a distância foi desenvolvido no E-Campus do CIF/OIT, uma plataforma virtual onde os participantes foram acompanhados constantemente por uma equipe de tutores.
MÓDULO 1 - TRABALHO DIGNO NA ECONOMIA RURAL: UMA AGENDA PRIORITÁRIA.
MÓDULO 2 - POLÍTICAS PARA O TRABALHO DIGNO NA ECONOMIA RURAL
MÓDULO 3 - UMA TRANSIÇÃO JUSTA PARA UMA ECONOMIA RURAL RESILIENTE ESUSTENTÁVEL
MÓDULO 4 - RUMO À IGUALDADE DE GÊNERO E AO EMPODERAMENTO DAS MULHERES
MÓDULO 5 - JUVENTUDE NA ECONOMIA RURAL
MÓDULO 6 - PROTEÇÃO SOCIAL PARA POPULAÇÕES RURAIS
MÓDULO 7 - JUSTIÇA SOCIAL ATRAVÉS DO EMPREGO DIGNO NO TURISMO
TRABALHO FINAL: Realização de um trabalho final onde os participantes têm aplicado os conhecimentos adquiridos durante o curso ao trabalho quotidiano em prol da promoção do trabalho digno no seu contexto de referência.
NÚMERO DE HORAS: 52
Skills / Knowledge
- Trabalho Digno
- Economia Rural
- Desenvolvimento Suetentável